segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Classificação científica:
Reino:
Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Género: Malva

Malva L. é um género botânico, bem como o nome vulgar de diversas espécies de plantas herbáceas da família Malvaceae. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas.
Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins, enquanto outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas.
Algumas são comestíveis como verdura. A M. verticillata é produzida, em escala limitada, na China.
Além da Malva medicinal existe a Malva têxtil, que chega a 3 metros e serve para a fabricação de fibras para confecção de roupas e artesanatos.
O exemplo fotográfico abaixo trata-se de um equivoco grave, mas infelizmente frequente entre duas plantas parecidas e entre um nome que se popularizou no Brasil por essa semelhança e o nome científico! Ou seja a planta da foto não é a medicinal! É até tóxica, não se deve fazer chá dela! No Brasil chamada de Malva e até em revistas aparecendo erroneamente como Malva Silvestris a foto abaixo mostra uma planta semelhante de outra família! Trata-se não da Malva Silvestris com as propriedades medicinais frequentemente indicadas, mas sim de Pelargonium Graveolens, um Pelargonium da família das Geraniaceae, uma planta usada para afastar mosquitos na Europa! Não para fazer chá!

Sem comentários: