segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

NOTÍCIA DA SEMANA


15 minutos de riso mudam a vida

Com 15 minutos de riso por dia ganham-se quatro anos e meio de vida. Mas há mais. Para mostrar que rir é mesmo o melhor remédio, um estudo indica que as pessoas que combatem o stress com o riso têm menos 40% de possibilidade de sofrer um enfarte ou um derrame e têm menos dores nos tratamentos dentários. E ainda não se pode esquecer como o riso contribui para o emagrecimento: 15 minutos equivale a menos 40 calorias.
"O humor e a felicidade são genuinamente humanos", explicou, citada pelo "El Mundo", Natalia López Moratalla, professora de bioquímica da Universidade de Navarra, que liderou o estudo. Acrescentou ainda que ao prolongar-se os sentimentos negativos, o corpo humano começa a "esgotar-se", prejudicando o organismo.
Este estudo foi apresentado num vídeo intitulado "Cérebro feliz: o riso e o sentido de humor". E se este indica que rir faz bem à saúde, um outro, da Universidade de Stanford, nos EUA, centrou-se nas vantagens do emagrecimento. Com os mesmos 15 minutos, pode perder-se até 40 calorias. A investigação indica ainda que rir 100 a 200 vezes por dia implica o mesmo esforço cardiovascular de dez minutos de corrida.
Mulheres preferem humor inteligente.
Para um homem, a chamada "piada fácil" serve para rapidamente rir. Já as mulheres analisam mais. O resultado é o mesmo, o processo cerebral é que é mais longo, segundo Natalia López Moratalla. "Primeiro usamos as áreas do cérebro que processam as palavras e tentam perceber que aquilo que ouve ou lê não faz sentido. Nesta primeira etapa, praticamente não há diferenças entre homens e mulheres", referiu. É na segunda de três fases que se revela a diferença. O feminino percorre mais áreas do cérebro até entender a razão para rir.
As mulheres utilizam a parte do cérebro que processa os sentimentos. A detecção do "erro" (que dá origem à piada) é recompensado com uma agradável emoção. E tudo graças à dopamina, também conhecida como hormona da felicidade. As mulheres dão mais atenção aos conteúdos semânticos, comparando com dados memorizados. Segundo Natalia López Moratalla, é por isso que se diz que as mulheres preferem o "humor inteligente".
Enquanto as mulheres fazem uma ligação entre o conhecimento e a emoção para depois rir, o homem separa as duas áreas, evitando a análise à piada, fazendo com que riam com mais facilidade.
DN -27.12.2010-

Sem comentários: