domingo, 27 de janeiro de 2013

PRÉMIO PORTUGUÊS NO MASHABLE


A foto do Padrão dos Descobrimentos, num final da tarde foi tirada por um português e foi considerada a melhor de 2012 pelo popular site Mashable.
O autor, Francisco Salgueiro, não é propriamente um fotógrafo profissional. É escritor e empresário, mas desde que teve a sua primeira máquina fotográfica, aos 8 anos, a paixão nunca mais o largou. Sempre leu tudo relacionado com fotografia e há um ano comprou uma máquina profissional. Colabora com a Photo Vogue e um dia decidiu enviar fotos para o Mashable, que é tido como o mais importante site/bloque de new media norte-americana.
No ano passado, o Mahable fez concursos temáticos e Francisco Salgueiro participou com duas imagens. Uma delas foi eleita a melhor do ano, a do Padrão dos Descobrimentos. Ainda teve um 14º lugar para outra fotografia, com um pescador da Ericeira. Foi a única pessoa a ter duas fotos premiadas no Top 15.
A fotografia não é a única paixão de Francisco Salgueiro, que é escritor e tem publicados dez livros, entre quais "Homens Há Muitos" e "O Fim da Inocência".
"A fotografia premiada tem pouco que ver com o estilo de fotografias a que me dedico agora: street photography. Cada vez gosto mais de captar pessoas. Captar memórias irrepetíveis. Para mim, uma boa fotografia é uma imagem a partir da qual eu possa contar uma história. Para mim, essas fotografias são um prolongamento dos meus livros. São livros sob a forma de imagens."
A mesma fotografia do Padrão dos Descobrimentos está também como finalista do concurso National Geographic Traveller.

NM - 27.01.2013 -

Sem comentários: