domingo, 14 de abril de 2013

O PRIOLO

O priolo (Pyrrhula murina) é uma espécie de ave endémica da Ilha de São Miguel, que pode ser encontrada na zona montanhosa que abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação.
Reproduzindo-se na floresta Laurissilva entre junho e agosto, o priolo é uma espécie de ave que está entre as mais ameaçadas do mundo. Mede até 17 cm, pesa cerca de 30 gramas e alimenta-se de flores, frutos e sementes de espécies nativas da Laurissilva. Tem a cabeça, asas e cauda pretas, a barra a meio da asa e a parte superior da cauda acastanhadas. As principais ameaças ao priolo são a proliferação de vegetação exótica que ameaça a vegetação autóctone e o uso intensivo do território que tem reduzido o seu habitat.


O inverno rigoroso e prolongada nos Açores afetou a população desta pequena ave que só existe na Ilha de São Miguel. Para tentar conservar esta espécie, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou várias campanhas de angariação de fundos, a mais recente por via telefónica. Os temporais das últimas semanas levaram para as zonas montanhosas do Nordeste e da Povoação chuva forte e sobretudo temperaturas muito baixas, o que, aliado à proliferação da vegetação invasora, contribui para a menor disponibilidade de alimentos no seu habitat natural, que é a floresta Laurissilva.
O priolo pode ser encontrado ao longo de 6 mil hectares de terreno, 1500 hectares dos quais têm floresta autóctone. Acontece, porém, que desses 1500 ha apenas foi possível recuperar ao longo da última década 300 ha para melhorar o habitat florestal (único) àquela ave endémica. 
Pensava-se que a ave estava extinta nos anos 60/70, mas acabou por ser registada com uma população entre 100 e 150 indivíduos nos anos 80; subiu até 400 na década de 90; e hoje em dia conta com mais de um milhar.
O facto, porém, é que neste inverno e início de primavera tem sido menos avistada naquela parte da ilha, especialmente na Tronqueira, o que também pode justificar-se por poder encontrar-se em zonas mais remotas da serra. Só o censo anual da ave endémica de São Miguel, que se realiza em junho, dará respostas às dúvidas que agora se levantam.
Concluída a campanha de angariação de fundos internacional de crowdfunding, que rendeu cerca de 10 mil Euro, a SPEA assume que precisa de ir mais além no seu financiamento. É por isso que está a trabalhar na sua nova campanha telefónica para a conservação do priolo e da floresta Laurissilva.
Qualquer pessoa pode contribuir ligando para o 760455565 (custo de 0,60 Euros + IVA).

DN -14.04.2013

Sem comentários: