domingo, 28 de julho de 2013

UMA LAGOA PERDIDA NO MEIO DA LEVADA


Fica de cerca de mil metros de altitude e para lá chegar é preciso ter um pouco do espírito de Indiana Jones. De pequenas dimensões mas gigantesco encanto natural, a lagoa das 25 Fontes, no Rabaçal, na ilha da Madeira, apela àquele mergulho merecido de criança que acabou de fazer uma enorme proeza: andar cerca de seis quilómetros por caminhos de terra serpenteados. Alguns locais salpicados a pedra. Outros bastante estreitos. E outros ainda escorregadios, devido ao musgo, e revestidos de arbustos.
É na levada das 25 Fontes que fica a lagoa como o mesmo nome. E se a caminhada de 12 quilómetros vale por si só, o encontro, a meio do percurso, com a lagoa torna-a inesquecível. O primeiro chamariz para o mergulho vem da ruidosa cascata que verte a pique na lagoa, ora esverdeada ora azul, conforme o tempo. O canto de uma ou outra ave de rapina, que rasga os céus do Paul da Serra, concorre com o som da imensa cascata e dos pequenos riachos que brotam da rocha vulcânica e que deram origem ao nome "25 Fontes". Mas, na realidade, os curso de água são bem mais.
A vontade é de tirar os ténis ou botas de caminhada, o impermeável e restante roupa adequada para a levada, e abandonar o farnel. Contornar pedra a pedra até chagar à água pela cintura, ou a gosto de cada um, e mergulhar é o desejo imediato. Os guias dizem que há quem o faça. Mas mais do que a temperatura de poucos graus positivos não o permitir, há horários a cumprir porque a noite pode cair depressa em forma de nevoeiro. E ainda há outros seis quilómetros do tal caminho serpenteado para percorrer de volta.

-DN 28.07.2013-

Sem comentários: