quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LENDAS DE PORTUGAL - LIX - MOURÃO

O EXPEDIENTE DO FUNDADOR

Mourão teve outra implantação, foi no território a que se chama Vila Velha, assinalado por alguns restos de construções. Terá sido uma praga de formigas, conforme indicam autores mais antigos, uma praga de romanos ou, o que parece mais interessante e viável, a mudança operou-se por uma questão de defesa, já depois de estabelecidos os principais reinos cristãos da Península Ibérica. Uma questão de mera estratégia no zadrez conjugado civil e militar. Porém, sabemos que a sede da igreja de Murão teve três lugares. O primeiro, naturalmente, na Vila Velha, o segundo no arrabalde, junto à muralha do castelo, e o terceiro onde hoje se encontra. Frei Agostinho de Santa Maria, a cujas palavras já recorremos noutro ponto, no seu Santuário Mariano, fala-nos, lendariamente, na mudança do primeiro para o segundo pouso. Voltamos à sua peculiar linguagem, dizendo-nos ele que na igreja matriz de Mourão...

... é tida em grande veneração humana antiga e milagrosa imagem da Mãe de Deus, a qual se tem por angelical, ou por obra das mãos dos Anjos e de sua perfeitíssima escultura assim se pode conjecturar. Invoca-se esta santa imagem com o título do Tojal, o haver aparecido entre umas moitas de tojo; e porque a sua festa se fez sempre em 2 de fevereiro, lhe dão também o t´titulo de das Candeias, ou da Purificação, alem de o confirmarem dois pombinhos que o menino tem nas mãos. A origem desta santa imagem é tão antiga, que só se refere por traduções conservadass na memória dos moradores daquela vila, porque não há instrumentos, nem papéis que o declarem; e se alguns houve, estes se perderam ou queimaram no tempo da guerra, em que também a mesma igreja padeceu ruína, e em que se perdeu todo o precioso dela.

Frei Agostinho mete Hostória da Restauração e Lenda no mesmo saco. E acrescenta no mesmo tom da rara ingenuidade:

Outros dizem que aparecendo a Senhora em uns tojas, fora o seu aparecimento (com os muitos milagres, que logo começou a obrar) o motivo de se mudar a vila para o sítio em que a Senhora, que teria muito que referir nas circunstâncias da sua manifestação, moveu os moradores da antiga vila de Mourão a lhe fundarem um formoso templo no mesmo lugar que logo se erigiu em paróquia e matriz e é priorado da Ordem Militar de S. Bento de Aviz.
Juntamente se foram logo levantado casas, até que a vila de todo se mudou à vizinhança da Senhora.
E eu tenho para mim que Nossa Senhora, como amorosa mãe que é dos pecadores, se manifestaria naquele lugar, para os livrar de uns e outros perigos.

Sem comentários: