sábado, 30 de novembro de 2013

LENDAS DE PORTUGAL - LX - CADAVAL

A MOURA DA SERRA DAS NEVES

Pois andava um caçador pela serra das Neves, que é como os do Cadaval chamam à Serra do Montejunto. Às tantas, viu uma linda rapariga em cima de uma pedra. Ia para lhe perguntar o que é que ela estava ali a fazer quando deixou de a ver. Num salto, ela meteu-se  por onde ele não viu. Ainda tentou aproximar-se, mas aquilo era tanto mato que não conseguiu.
Já decidido a vir-se embora, olhou outra vez e a rapariga estava outra vez em cima da pedra. Fez menção de lá ir, outra vez ela sumiu. De novo se pôs a caminho mas, pelo rabinho do olho, viu-a de novo na pedra. Entendeu então que já dali não sairia sem ter posto as coisas a limpo.
Voltando atrás, o caçador disse em voz alta:
"Se és coisa boa, diz-me o que é que queres. Mas se fores coisa ruim ou avantesma, desaparece."
A rapariga respondeu-lhe:
"Claro que sou coisa boa. O melhor é aproximares-te mais. Olha, vem por aquele  carreiro."
E ele assim fez, aproveitando o tal carreiro que ela lhe mostrou.
"Quero que saibas que sou uma moura encantada e vivo aqui nesta cova desde que os mouros viviam na terra. Ora se ele a desencantasse estava disposta a fazer dele um homem muito rico."
O caçador agradeceu muito e dispôs-se a fazer o que ela mandasse.
Entraram os dois na cova. Andaram de mão dada três dias e três noites por baixo do chão da Serra das Neves. Finalmente, chegaram a um grande bosque. Então ela, fugindo para um lado, disse-lhe que ia aparecer uma serpente com a qual ele teria de lutar. Se ele a matasse a moura ficaria livre e já poderia casar com ele.
Era uma serpente de grandes asas, que deitava fogo pela boca. Porém, corajoso, o caçador atirou-se a ela e num instante a desfez.
A moura, muito contente, pediu-lhe que ele se metesse pelo bosque até chegar a duas grandes pedras e que se metesse entre elas. Deu-lhe uma bolinha de oiro e ele que batesse com ela numa e noutra. Uma soaria a choco e a outra a ouro. A moura disse-lhe que o não poderia acompanhar por recear ficar outra vez encantada, mas para ele dar com as pedras deu-lhe uma trança do seu cabelo que lhe ensinaria o caminho.
E lá foi ele por ali fora, chegando às duas pedras. Seguindo as instruções da moura, lá deu com a pedra de ouro. Levantou-a e por baixo tinha um alçapão de acesso a um armazém carregado de coisas valiosas. E eram tantas e tantas as riquezas que ele teve de lá ir várias vezes carregá-las para tirar tudo.
Então, a moura disse-lhe que lhe prometera um tesouro imenso e já lhe dera, e se estava disposta a casar com ela, consentindo em baptizar-se primeiro. E pronto, ficaram felizes para sempre. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEMENTES VALEM PRÉMIO CONTRA ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS



Um projeto português, pioneiro na revitalização de solos e melhoria da qualidade das pastagens, foi distinguido pela Comissão Europeia como a melhor solução contra as alterações climáticas. A distinção decorreu no âmbito do concurso "Um mundo que me agrada", no qual a iniciativa "Pastagens Semeadas Biodiversas", promovida pela empresa Terraprima, está implementada em Portugal já em cerca de 50 mil hectares.
Tiago Domingos, coordenador do projeto da Terraprima, explica  que "este sistema de pastagens biodiversas inclui vários tipos de espécies", permitindo assim ter sementes que possam crescer em anos mais quentes, outras em anos mais frios, ou mais secos ou mais húmidos. Ou seja, na prática, semeando várias espécies há sempre garantia de que alguma irá sobreviver e, assim, fornecer pastagens para os animais.
Simultaneamente, explica Tiago Domingos, a maior parte das sementes usadas são leguminosas, o que contribui também para a menor necessidade de usar adubação com azoto na fertilização dos terrenos. "Estas plantas capturam mais azoto atmosférico e libertam mais oxigénio", o que, simultaneamente, contribui ainda para que os solos disponham de maior matéria orgânica.
De acordo com o responsável por este projeto, já implementado em cerca de 50 mil hectares em Portugal. tem várias  vantagens. Além de contribuir para uma maior captura de azoto liberta menos dióxido de carbono para a atmosfera e permite ainda ter mais pastagens para os animais, além de ajudar a revitalizar os solos esgotados de minerais por décadas de plantações sucessivas da mesma espécie de pordutos.  "Um dos efeitos positivos da plantação biodiversa é que nos primeiros dez anos a matéria orgânica dos solos aumenta de 1% par 3%", frisa   este responsável da Terraprima.
Atualmente o projeto está a ser aplicado por cerca de mil agricultores em cerca de 50 mil hectares. "80% do projeto  decorre no Alentejo, 10% ma beira Baixa e 10% no Ribatejo", adianta Tiago Domingos. As áreas de montado são aquelas onde há maior incidência do projeto.



DN 26.11.2013

domingo, 24 de novembro de 2013

MAIOR E MAIS ANTIGA ADEGA DESCOBERTA NO MÉDIO ORIENTE

Quatro centenas de grandes vasilhames com 3700 anos foram encontrados no sítio arqueológico de Tel Kabri, no norte de Israel.

Nas ruínas de um palácio cananeu, no sítio de Tel Kabri, em, Israel, uma equipa de arqueólogos israelitas e americanos descobriu o que classificou como a mais antiga e, também, a maior adega até hoje encontrada no Médio Oriente. Os 40 vasilhames foram encontrados no que era um pequeno armazém, situado junto à grande sala de refeições do palácio.
Uma análise aos resíduos contidos nos vasilhames, revelou que eles serviram para guardar vinho. Ao todo, aqueles 40 vasilhames tinham capacidade para dois mil litros. O vinho era doce e tinha um travo a canela, hortelã e zimbro, revelaram as análises.


DN 23.11.2013

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ANIVERSÁRIO DA MORTE DE JOHN. F. KENNEDY - 50 ANOS


Eram 12.30, hora local em Dallas, quando à passagem da caravana automóvel em que seguia John F. Kennedy se ouvem três tiros que anunciam, o fim prematuro do mandado do presidente democrata, a 22 de Novembro de 1963.

domingo, 17 de novembro de 2013

O FRUTO TRAZIDO PELOS PORTUGUESES


Sabe como se diz laranja na Grécia? Portokali. E na Roménia? Portocala. Em Marrocos? Burtucal. E na Turquia? Portacal. A explicação vem da expansão marítima portuguesa. Foram os marinheiros portugueses que trouxeram da China as primeiras laranjas doces que a Europa provou. E o fruto ficou com o nome de quem o apresentou.

sábado, 16 de novembro de 2013

O MEU TIC-TAC

Ele é o meuo tic-tac. Bem sei que há despertadores, que se podem programar aparelhos de rádio ou de televisão e qie até há serviços de despertar. São máquinas, dezenas de máquinas sempre prontas para acordar os humanos, para lhes facilitar a vida, para lhes resolver problemas. São tic-tacs mecânicos, impossoais, são ruído e sobressalto que nos acordam, fazendo-nos pular na cama.
Não preciso. Não preciso e mão quero. Eu tenho o meu tic-tac. Após dez horas de sono, quando sáo umas certíssimas sete horas e trinta da manhã, o José corporiza-se ao pé da minha cama e diz-me devagarinho: "Mãe, acorda. Já tenho saudades tuas." Não há despertador, trrim-trrim, gong, música estridente que se compare a esta meiguice. Começo o dia com esta festinha que a voz dele faz ao meu cérebro. Haja Deus.
Pois é, mas não há bela sem senão. O relógio biológico de uma criança não quer saber de fins-de-semana nem feriados. Ou seja, nessas manhãs plácidas, depois de uma mulher, para aliviar a correria de dias seguidos de rotino doméstica e maternal, se ter permitido estender o serão um pouco para lá do habitual, lá tenho o José à minha beira, a umas rigorosíssimas sete horas e trinta minutos, a anunciar-me que já há vida lá fora e que tenho de acordar. Não adianta explicar-lhe que nãu há escola nesse dia: ele já não concede à mãe estremunhada o direito sequer a meia hora de sono auplementar., Minto, meia hora ainda consigo.
Mesmo aos domingos e feriados, a essas horas de que até o sol tem uma ponta de vergonha, frente aos desenhos anumados mais loucos e estranhos que o fazem rir, sei bem que esse "acorda, já tenho saudades tuas" é um hino à vida. nenhuma máquina, nenhuma comodidade, nenhum conforto mecânico e impessoal se substui à verdade genuína da voz do José, que, no fundo, me está a dizer que o mundo acabou de ser criado naquela instante e que temos de merecer o presente que é cada nova e linda manhã.
Só quem acorda assim sabe a felicidade que pode haver num simples tic-tac.

Maria Inês Almeida

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ANDORINHÃO


Os andorinhões das subespécies aerodramus fuciphagus e aerodramus maximus, que residem nalgumas zonas do sudoeste asiático, fazem ninhos nas cavernas, usando a sua viscosa saliva, que solidifica depois de seca. Os ninhos são construídos nas paredes das grutas e ficam colados uns aos outros, formando gigantescos "condomínios". A apanha excessiva dos ninhos para fazer sopa é uma das maiores ameaças para os andorinhões.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

VINHA JADE




Reino: Plantae

Ordem: Fabales

Família: Fabaceae

Género: Strongylodon
Espécie: S. Macrobotrys
Nome binomial: Strongylodon macrobotrys












Macrobotrys Strongylodon , vulgarmente conhecido como vinha jade , esmeralda vinha  ou turquesa vinha jade  é uma espécie de leguminosa perene lenhosa videira , nativa das florestas tropicais das Filipinas , com hastes que podem chegar a até 18 m de comprimento. Seu nome local é "tayabak". Um membro da Fabaceae (a ervilha ea família do feijão), ele está intimamente relacionado com grãos, como feijão e feijão corredor  Stronghold em macrobotrys é polinizada por BATS.
A folhagem verde pálido consiste em três folhetos. As flores em forma de garra são realizadas em pendentes treliças ou pseudoracemes de 75 ou mais flores e pode atingir até 3 m de comprimento. A turquesa cor da flor é semelhante a alguns formas de os minerais turquesa e jade , variando de azul-verde para verde menta. As, oblongo, vagens carnudas curtas são de até 15 cm de comprimento e conter até 12 sementes.
A planta cresce ao lado de córregos em florestas úmidas, ou em ravinas . As inflorescências são produzidos apenas por vinhas maduras. Cada flor indivíduo se assemelha a uma borboleta stout-bodied com as asas dobradastêm evoluído certo modificações, que lhes permitam ser polinizada por uma espécie de morcego que pendura de cabeça para baixo sobre a inflorescência para beber seu néctar . As flores também são visitados por uma espécie de vespae são o lar de uma espécie de borboleta . Existem várias outras espécies de Strongylodon , mas superficialmente semelhante jade vermelho videira , Mucuna bennetti , é uma espécie pertencente a um diferente género , Mucuna . Ele parece ser endémica para as Filipinas e é normalmente encontrado em forests.Propagation sempre foi difícil. É considerada uma espécie em extinção devido à destruição de seu habitat e à diminuição de seus polinizadores naturais. Parece haver um método de marcotting através de hastes lenhosas maduras. O melhor é plantada no chão, perto de uma fonte de água, mas não inundado. A videira entrelaça-se através do tronco e os galhos das árvores e as folhas espalhadas sobre o dossel. As flores penduradas como cachos de uvas.
A coloração da flor característica tem sido mostrado para ser um exemplo de copigmentation , um resultado da presença de malvin (uma antocianina ) e saponarin (uma flavona glucósido ) na proporção 01:09. Sob as alcalinas condições ( pH  7,9) encontradas nas seiva das epidérmicas células, esta combinação produziu uma pigmentação azul-verde, o pH do tecido floral interior incolor foi encontrada para ser mais baixa, a pH 5,6. Experiências mostraram que saponarin produziu uma forte coloração amarela em condições ligeiramente alcalinas, o que resulta no tom esverdeado da flor.

domingo, 3 de novembro de 2013

UM PLANETA ESCALDANTE



Na massa e no tamanho é muito parecido com a terra, mas a sua temperatura ultrapassa todos os limites .O planeta Kepler-78b, identificado por um grupo internacional de astrónomos -com base nas observações do espectógrafo instalado no telescópio Galileu, nas Canárias, e no telescópio espacial Kepler- é um pequeno inferno, que chega a atingir os 3300º C. A girar à volta da estrela Kepler-78, a 400 anos-luz de nós, só foi possível conhecê-lo com tanto detalhe graças ao "elevado nível da astronomia planetária atual", nota Pedro Figueira, astrónomo do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto -o grupo recordista nacional em publicações científicas. O futuro  não será risonho para este exoplaneta: mais próximo da sua estrela 43,5 vezes do que Mercúrio está do Sol, o seu fim, previsto para daqui a 3 mil milhões de anos, será a desintegração.

Visão Nº 1078

sábado, 2 de novembro de 2013

TESTE AO VIH CHEGA AOS CENTROS DE SAÚDE

Num ano de trabalho e com 40 mil euro, António Diniz, diretor do Programa Nacional para a Infeção por VIH/sida conseguiu o que até agora não tinha sido feito: introduzir o teste ao vírus da sida nos centros de saúde. Até ao final do ano, haverá capacidade para fazer 25 mil testes rápidos, prescritos pelo médico de família, num vulgar exame de rotina. "O objetivo é que que o médico quer o utente encarem com a mesma naturalidade um teste à diabetes e um teste à sida. O que é preciso é reduzir o estigma", avança António Diniz. Portugal tem uma das mais elevadas taxas de infeção da Europa. Estima-se que existem de 70 mil infetados na país mas apenas 30 mil estão em tratamento. "Estar infetado é mau, mas não saber ainda é pior. Só aumentando a taxa de diagnóstico poderemos travar a infeção", alerta aquele médico pneumologista. Os testes, que custam 1,5 euro e cujo resultado é conhecido no momento, chegarão, primeiro, às regiões onde a prevalência da doença é maior,como o Algarve, Grande Lisboa, Setúbal e Porto, para logo se estenderem ao resto do país. "E já tenho orçamento garantido para o próximo ano", assegura António Diniz.


Visão Nº 1078