quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEMENTES VALEM PRÉMIO CONTRA ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS



Um projeto português, pioneiro na revitalização de solos e melhoria da qualidade das pastagens, foi distinguido pela Comissão Europeia como a melhor solução contra as alterações climáticas. A distinção decorreu no âmbito do concurso "Um mundo que me agrada", no qual a iniciativa "Pastagens Semeadas Biodiversas", promovida pela empresa Terraprima, está implementada em Portugal já em cerca de 50 mil hectares.
Tiago Domingos, coordenador do projeto da Terraprima, explica  que "este sistema de pastagens biodiversas inclui vários tipos de espécies", permitindo assim ter sementes que possam crescer em anos mais quentes, outras em anos mais frios, ou mais secos ou mais húmidos. Ou seja, na prática, semeando várias espécies há sempre garantia de que alguma irá sobreviver e, assim, fornecer pastagens para os animais.
Simultaneamente, explica Tiago Domingos, a maior parte das sementes usadas são leguminosas, o que contribui também para a menor necessidade de usar adubação com azoto na fertilização dos terrenos. "Estas plantas capturam mais azoto atmosférico e libertam mais oxigénio", o que, simultaneamente, contribui ainda para que os solos disponham de maior matéria orgânica.
De acordo com o responsável por este projeto, já implementado em cerca de 50 mil hectares em Portugal. tem várias  vantagens. Além de contribuir para uma maior captura de azoto liberta menos dióxido de carbono para a atmosfera e permite ainda ter mais pastagens para os animais, além de ajudar a revitalizar os solos esgotados de minerais por décadas de plantações sucessivas da mesma espécie de pordutos.  "Um dos efeitos positivos da plantação biodiversa é que nos primeiros dez anos a matéria orgânica dos solos aumenta de 1% par 3%", frisa   este responsável da Terraprima.
Atualmente o projeto está a ser aplicado por cerca de mil agricultores em cerca de 50 mil hectares. "80% do projeto  decorre no Alentejo, 10% ma beira Baixa e 10% no Ribatejo", adianta Tiago Domingos. As áreas de montado são aquelas onde há maior incidência do projeto.



DN 26.11.2013

Sem comentários: