quinta-feira, 6 de novembro de 2014

GLORIOSA

Classificação científica:

Nome científico: Gloriosa rothschildiana
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Liliales
Família: Colchicaceae
Género: Gloriosa
Origem: África
Nomes populares: Gloriosa, Lírio trepadeira, Garras-de-Tigre 
Etimologia: Gloriosa, deriva do latim gloriosus, fazendo referência à beleza da planta.



Características gerais: trepadeira herbácea com raízes tuberosas, medindo de 1,5 a 2,0 metros de altura. As folhas são verdes, lanceoladas, que se alongam transformando-se em gavíneas, permitindo sua fixação e ascensão sobre os suportes. Apresenta flores solitárias, recurvadas, com pétalas amarelas na base e vermelhas nas extremidades, formadas principalmente na primavera-verão. Ocorrem ainda variedades de flores amarelas e de porte anão. Durante o inverno, a planta perde a folhagem, entrando em dormência.
 Desenvolve bem em regiões com clima ameno, apesar de possuir adaptação a uma ampla faixa climática. Não tolera períodos de seca.
 
Curiosidades: todas as partes da planta contêm colchicina e alcalóides, sendo bastante tóxicos se ingeridos, especialmente os tubérculos. O contato com o caule e as folhas pode causar irritação na pele. Várias preparações da planta também são utilizadas em medicamentos tradicionais na África e Índia.
Gloriosa superba é a flor nacional do Zimbábue e também já foi considerada a flor nacional da Rodésia. É também a flor de Tamil Nadu (Índia) e em 2004 foi adotada como a flor oficial da flor do Eelam Tamil (Sri Lanka).

Significados: suas flores significam ‘glória’. 

Sem comentários: