quinta-feira, 7 de abril de 2016

CÃO DO BARROCAL ALGARVIO



É afável, excelente caçador e o último cão a ser reconhecido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. Chama-se Cão do Barrocal Algarvio e promete encantar aqueles que procuram muita vivacidade e alegria num canídeo.
o Cão do Barrocal Algarvio era chamado de cão felpudo e cão abandeirado pelos algarvios. Tem a aparência esguia e atlética típica dos Galgos egípcios, nos quais se pensa ter origens, mas apresenta também semelhanças com o Podengo português e o Border Collie, raça inglesa de cães pastores. Pode-se afirmar que, apesar do porte modesto (até 58 cm), é um cão elegante com o seu focinho alongado, orelhas pontiagudas, cauda em formado de caracol, pelo comprido, em particular nas patas, cauda e base das orelhas. Fiel companheiro, quer do trabalhador rural quer do caçador até à década de 60 do século passado, começou a ser esquecido e quase entrou em perigo de extinção, concentrando-se apenas em pequenas matilhas.
Até que a Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio (ACCBA) interviu: depois de 15 anos de recuperação, apuramento genético e divulgação, sensibilizou o Clube Português de Canicultura (CPC) para a existência desta raça. 
O típico Cão do Barrocal Algarvio é rápido, trabalhador incansável - pode caçar durante três dias sem parar -, enérgico e territorial. A estas, juntam-se outras qualidades: por ser meigo  e paciente, adapta-se bem à vida em família. Tem que se ter tempo e disponibilidade para o levar a passear.

Dica da Semana Nº 737

Sem comentários: