quarta-feira, 29 de junho de 2016

LENDAS DE PORTUGAL - 91ª - FRONTEIRA

EM S. BENTO DAS LAPAS

É uma lenda fatalista esta que toma o nome do seu cenário, S.Bento das Lapas, em Fronteira. E fala-nos de um jovem, extremamente solitário que, um  dia, saiu de casa. Para que não dessem com ele, dirigiu-se para junto da ribeira, onde sabia existir uma gruta passível de lhe servir de refúgio. Pois quatro anos viveu assim, ermitão, à beira das águas. E quando sabia que não se encontraria com ninguém, saía a apanhar frutos silvestres e outros vegetais, com que se alimentava. Mas tantas vezes vai o cântaro a fonte...
Certa manhã, uns caçadores pareceram repentinamente no local e deram com ele. Reconheceram-no e foram falar-lhe. Delicadamente, o jovem disse-lhes que apenas pretendia da vida que o deixassem viver apartado do mundo.
Claro, os caçadores, logo que chegaram à vila, avisaram a família que o tinham encontrado. Os pais, alvoroçados, dirigiram-se imediatamente ao local. Porém, a mãe,  ao ver o filho daquela maneira, morreu. E o jovem acabou também por se suicidar com  o desgosto. A gruta ainda é visível, mas ninguém se lá pode aproximar devido ao roseiral bravio que lhe tapa a entrada.

Mas como lenda pode ainda ser tida a história de um homem de Fronteira que, apesar de ter falecido com muita idade, não cumpriu em vida uma promessa feita em momento de apuro. E a voz do povo começou a dizer que ele aparecia no local pleonasticamente chamado palheiro da palha. Ora ele aparecia sempre à mesma hora e à mesma pessoa, um rapaz de catorze anos que acabou por lhe perguntar o que é que ele queria.
"Sou o Clisante e quero que digas à minha mulher, aliás à minha viúva que vá pagar uma promessa que eu fiz em vida e não cheguei a pagar ao senhor."
"E então, patrãozinho?"
"Ela que ofereça ao senhor o meu peso em trigo e a quantia de tantos escudos, mas que este dinheiro vá todo em moedas de níquel."
O rapaz fez das tripas coroação, anotou aquilo tudo e foi ter com a viúva. Contou-lhe das aparições, da vontade do seu defunto. Então ela dispôs-se a cumprir e a verdade é que o Clisante não voltou a aparecer, o que quer dizer que deve ter encontrado sossego no reino dos mortos.

Sem comentários: