Num dia de Janeiro de 1672, um dia bonito de mais para ser Inverno, os poucos habitantes do lugar de Santa Cruz, que andavam na azáfama de sempre, começaram a parar, de rosto voltado para a imensidão marinha. A pouco e pouco, os pequenos pontos na lonjura começaram a tornar-se mais claros. Eram barcos, não tardaram que descortinassem serem piratas holandeses que se preparavam para o desembarque. Houve quem contasse vinte e quatro, vinte e cinco, vinte e seis, vinte e sete barcos!| Seria uma verdadeira razia naquela terra de tão pouca gente, que os não poderia enfrentar, e de tão parcos haveres. Pagariam com a vida o serem pobres, estas gentes das Flores. Viram como descia dos barcos as chalupas e os piratas se empurravam para serem os primeiros ao assalto, ouvia-se o ladrar dos cães, horrorosos cães, que os holandeses traziam para os lançarem contra as gentes indefesas. A enseada de S. Pedro era o objectivo daqueles piratas.
Homens e mulheres correram à igreja da Conceição e juntaram-se ao padre. A lenda diz que se tinham muito medo dos piratas, também tinham muita fé em Deus. Então, na matriz, tiraram do altar imagem da Senhora e dirigiram-se para a praia, onde os piratas desembarcariam. Entoavam orações em voz alta e, sobretudo, escutava-se a prece:
"Senhora da Conceição, valei-nos! Tende piedade de nós!"
E quando a procissão chegava à Boca da Ribeira, as chalupas dos piratas holandeses estavam quase a atingir o areal. Porém, rapidamente se levantou uma ventania, mudou o tempo e as ondas tornaram-se alterosas. Aquilo era ver como os piratas mudariam o rumo no regresso aos barcos, remando com todas as forças, evitando serem atirados contra a penedia costeira. Os piratas que haviam ficado a bordo começaram logo a recolher as âncoras e a receber os homens que chegavam. Depois lá foi a armada da pirataria pelo mar fora, afastando-se da ilha.
Quanto ao povo, esse chorou de alegria e durante muitos e muitos anos agradeceu à Senhora da Conceição, que depois foi chamada Senhora dos Navios e Senhora dos Piratas, a sua pronta acção. Quem for a Santa Cruz das Flores poderá dar uma espreitadela à Senhora dos Piratas se dirigir à sacristia da igreja da Conceição.
Sem comentários:
Enviar um comentário