segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

Maior veleiro do mundo no Algarve

"Royal Clipper": O imponente navio tem cinco mastros, 134 metros de cumprimento e capacidade para 227 pessoas

O porto de cruzeiros de Portimão acolheu o maior veleiro do mundo, o Royal Clipper, antes de atravessar o Atlântico rumo às Caraíbas, onde realizará cruzeiros turísticos até ao final da Primavera de 2010.
O Royal Clipper, que consta do Guiness Book (o livro de recordes mundiais), é um veleiro de cinco mastros com 134 metros de comprimento, tem capacidade para 227 passageiros e 106 tripulantes e é o mais rápido do mundo.
As 42 velas, com uma área de 5,24 metros quadrados, permitem-lhe uma velocidade de mais de 20 nós, sendo os mastros operados por sistemas hidráulicos, orientados a partir da "ponte de comando". Por causa deste sistema, o Royal Clipper não precisa de uma tripulação numerosa para navegar.
Construído em 2000, o veleiro de cinco mil toneladas, propriedade da empresa luxemburguesa Star Clipper, foi inspirado pelo lendário veleiro alemão "Preussen".
Para o comandante Sergey Utitsyn, o Royal Clipper é essencialmente "escolhido por pessoas amantes da vela para a realização de cruzeiros". "Há pessoas que repetem os cruzeiros, só para terem o prazer de viajar no navio".
Diário de notícias -25.10.2009-

Sem comentários: