Nome científico: Helichrysum bracteatum
Família: Compositae (Asteraceae)
Origem: Austrália.
A Sempre-viva é uma planta herbácea anual, que cresce de 0,7 a 1,2 m de altura, e folhas bastante delicadas. Suas flores são pequenas, mas bastante chamativas. Formadas na primavera, suas folhas são extremamente duráveis. É tolerante a temperaturas mais baixas, mas pode também ser cultivada em climas mais quentes.
Esta planta (nome científico é Helichrysum angustifolium), nasce na Ilha de Córsega, ilha conhecida como cidade natal de Napoleão, seu mais ilustre habitante. Conhecida também como Sempre viva ou Italienische Strohblume (flor de palha italiana).
Seu óleo essencial é um poderoso aliado nos tratamentos de pele antienvelhecimento, tanto que a L'Occitane possui uma linha de cremes feitos com óleo essencial orgânico de immortelle, exclusivos da marca. Esta planta possui qualidades altamente antisépticas, antiinflamatórias e cicatrizantes.
Também indicado para uso tópico em casos de flebites, psoríase e eczemas; sempre diluído em óleo carreador, que pode ser o óleo de semente de uva. Sempre testar aos poucos, tipo 10 ml de óleo carreador para 1 gota de óleo essencial de Immortelle.
O aroma da flor é fascinante e parece perene como a planta; e é tudo isto que o óleo essencial traz junto na sua energia. Ela é originária e cresce em abundância na Ilha de Córsega, mas vem bem em todo sul e centro da Europa. Cresce até 50 cm e gosta de terras áridas e perto do mar.
Além de todos os benefícios para a pele, ela traz indicações também para quadros de bronquite, reumatismo e gota.
Voltando a falar um pouco mais de Córsega, 1/3 da área desta ilha é protegida como parque nacional, onde seu belo litoral continua imune do "cimento". É quase despovoada (31 habitantes/km2 ). Por tudo isso, a Immortelle cresce livre e solta pelas pedras e campos arenosos da ilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário