sábado, 24 de março de 2012

LENDAS DE PORTUGAL - XL PENAFIEL -

ARRIFANA E PENA FIEL


Protagoniza esta lenda uma das mais interessantes figuras de mulher da Idade Média peninsular, a condessa Mumadona Dias. Penafiel será topónimo derivado de castelo assente em rochas firmes ou recordará momentos trágicos da vida da condessa? Possivelmente a resposta certa estará naquela, mas romanticamente prefere-se esta. Sabemos, no entanto, que a 24/3/1770, D. José I decretou: "Hei por bem e me apraz, que a dita povoação de Arrifana de Sousa (...) fique criada em cidade com o nome de Penafiel." Vejamos.


Em tempos que lá vão, Penafiel era o nome de uma zona onde havia várias povoações, a mais importante das quais era Arrifana de Sousa, que chegou a ser cabeça de concelho por foral de D. Manuel I, em 1518. Mas, por volta de 950, Mumadona Dias, senhora daquelas e de muitas outras terras, já era viúva do conde Hermenegildo, que muito chorava. Frequentemente ia lamentar-se para junto do túmulo do marido, a quem gabava sempre os seus filhos mais novos, Nuno e Arriana, lamentando o espírito aventureiro dos quatro mais velhos. Bem, e na altura das partilhas, Mumadona beneficiou os seus filhos favoritos. No entanto, estes optaram por viver com a mãe, dizendo Nuno que só a morte os separaria, enquanto a irmã protestava que nunca se casaria.
Certo dia, Mumadona Dias foi visitada por um vizinho, Mendo de Sousa, fidalgo poderoso, que lhe disse mais ou menos assim: "Senhora, conheceis quem sou e o que valho. Ninguém se me pode comparar em poderio. E deveis considerar uma honra para a vossa casa que eu queria casar com a vossa filha Arrifana." Mumadona rectificou o nome da filha, Arriana. Mas durante a conversa da pretensão - aquilo nem era pedido!- sempre dizia Arrifana, por muito que fosse corrigido. A fidalga informou-o que a filha saberia escolher e ele queria que a mãe o impusesse...


Perante Arriana, Mendo de Sousa foi rejeitado. E sempre lhe chamava Arrifana!


Passados tempos, Nuno morreu de doença, passando Mumadona Dias e sua filha Arriana, cheias de saudades, a chorá-lo. E andavam sempre juntas naquela tristeza.


"Para todo o sempre, esta há-de ficar a ser a terra da nossa pena fiel!" dizia a fidalga.


"Sim, minha mãe, a pena fiel pelo nosso querido Nuno!", respondia, tristíssima, Arriana.


E assim nas voltas do tempo, lá se foram deste mundo mãe e filha, acabando D. Mendes de Sousa por ficar dono e senhor de mais aquelas terras. E, apesar de já estar muito velho e alquebrado, quando se enterraram as vizinhas e se apossou de tudo aquilo, ficou muito satisfeito e resmungou que, por fim, aquilo tudo era dele. Não casara com ele, mas era dono das suas terras. E deu-lhe o nome que mais gostava: Arrifana. "Serão as terras de Arrifana de Sousa!" E assim ficaram a chamar-se aquelas terras, até que D. José I, sabedor da lenda, lhes passou a dar o nome oficial e romântico de Penafiel.

Sem comentários: