sexta-feira, 17 de julho de 2015

A GRUTA DE BENAGIL

A gruta de Benagil/Lagoa é património natural global e destaca o Algarve como destino turístico de natureza.

Depois de, em 2014, o jornal norte-americano Huffington Post ter destacado a praia da Ponta da Piedade, em Lagos, como a mais bonita do mundo, no passado dia 1 de junho o prestigiado jornal britânico The Guardian nomeou a Gruta de Benagil, concelho de Lagoa, como uma das 10 maravilhas naturais do mundo ainda desconhecidas por muito turistas.
Tal distinção é importante para o destaque internacional da região algarvia como destino turístico de natureza e não apenas de praia, diz fonte da Região de Turismo do Algarve.
integrada no passeio pedestre dos "Sete Vales Suspensos". no qual se pode observar o algar que ilumina o seu interior, a gruta fica localizada a 150 metros a nascente da praia da aldeia piscatória de Benagil. O acesso à gruta faz-se por mar, podendo, em dias de reduzida agitação maríitima, ser feito a nado ou, tal como destaca o The Guardian, através de passeio em "paddleboard". Mas o meio mais seguro para visitar esta gruta e as muitas outras que compõem todo o maciço rochoso da costa do barlavento algarvio é o barco, disponível através de empresas especializadas neste tipo de passeios ou por pescadores que disponibilizam as suas embarcações tradicionais de pesca.
Segundo aquele artigo do  jornal britânico, a formação rochosa que dá origem à gruta é incomum e surpreendente: "Entrar na gruta provoca sentimentos de outro mundo", descrevem. 
Dotada de uma pequena praia interior e com formação circular, a gruta é desenhada por arcos naturais de pedra de várias cores, esculpidos pela ação milenar do mar e dos ventos. A iluminação natural, que entra pelo algar, produz um leque de efeitos de luz ao longo do dia, criando uma atmosfera mágica que faz as delícias dos amantes da fotografia. 

Dica da Semana -16.7.2015-

Sem comentários: