sábado, 20 de dezembro de 2008

NOTÍCIA DA SEMANA


Eleição das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo

Lista evita "erro histórico" na escolha das 7 maravilhas

Está, para já, afastado o espectro da polémica na escolha das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. "Concordámos que valia a pena evitar um erro histórico. Foi uma semana complicada mas valeu a pena", disse ontem ao DN, Luís Segadães da organização do concurso. Vinte e sete monumentos de 16 países estão, a partir de hoje, sujeitos a votação popular. Catedrais, igrejas, fortalezas, estruturas urbanas que a saga lusitana foi espalhando pelo mundo.
A nova lista foi divulgada ontem na Biblioteca Joanina, na Universidade de Coimbra. Tudo porque, a anterior, cujos bens escolhidos tinham chancela da UNESCO, foi contestada pelo catedrático da Universidade de Coimbra (UC), Pedro Dias, que justificava a necessidade de aferição de cunho científico. Mas afinal, é preciso recuar a 2006 quando na UC se realizou o primeiro encontro de países de bens patrimoniais de origem portuguesa. Nessa altura foi elaborado uma lista de monumentos. "Verificou-se posteriormente que alguns não tinham uma ligação profunda de origem portuguesa, pois, numa primeira fase, tal não se aferiu com rigor", justificou ontem o Reitor Seabra Santos. Em face disto, a organização, a New 7 Wonders Portugal, acatou a nova validação e fez outra lista, desta vez com mais cinco monumentos sujeitos à votação. "A UNESCO é uma organização política, portanto, é natural que sejam escolhidos um conjunto de monumentos com razão de oportunidade política. Sempre fiquei fascinado pela monumentalidade da presença portuguesa no mundo e sempre encontrei um mundo de afectos", disse ontem Pedro Dias, do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da UC. O director daquele instituto e actual Pró-Reitor, António Filipe Pimentel, asseverou que este concurso assenta agora no "rigor científico e no seu objectivo pedagógico".
Luís Segadães disse ainda que, nos escolas do ensino básico e secundário, haverá um concurso nacional que ajudará à promoção do evento.
E foi na Biblioteca Joanina, reconhecida como um exemplar raro do barroco civil português, que foi ontem anunciado um novo plano de doutoramento sobre património português no mundo na UC.
"É impossível estudar a arte portuguesa no sentido mais restrito do termo sem estudar a sua projecção pluri-continental, até porque, como se vê nesta selecção a concurso, no melhor do que Portugal fez na sua época moderna, -lo nos territórios da sua administração", justificou António Filipe Pimentel.

Votação começa hoje
A partir de hoje, até 30 de Maio de 2009, será possível votar na escolha das 7 maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Por telefone, pela Internet (http://www.7maravilhas.sapo.pt/) ou telemóvel chegarão os votos, cujos resultados serão divulgados a 10 de Junho de 2009. Cada pessoa pode votar em sete dos 27 monumentos. O site na Internet estará, segundo Luís Segadães, disponível a partir da próxima semana também em língua inglesa. Este membro do organização espera que, após a divulgação dos monumentos escolhidos, cada país possa dar ênfase a esta eleição global. Recorde-se que este evento é continuidade do conceito criado no âmbito da Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo.

Jornal Diário de Notícias 13.12.2008

Sem comentários: