domingo, 15 de novembro de 2009

CARNAVAL DO RENO

Quando o Outono é uma festa

Quando a folha cai, a animação sai às ruas, não há a melancolia da estação. Na Alemanha do Reno, do Oeste, de Colónia, Bona, Dusseldórfia, a animação é certa nas ruas como um rio em direcção ao mar. O dia de São Martinho é de castanhas e vinho, mas é também de Carnaval, do "elften elften elf Uhr elf" (onze do onze às 11 e 11 horas).

É no dia 11 de Novembro que começa o Carnaval por aquelas bandas. A tradição é longa (em Colónia remonta a 1341, por exemplo) e a folia, portanto, inesgotável. Reza que não há cidade alemã do Oeste que não tenha a sua princesa e o seu príncipe, duas figuras centrais das coreografias dos cortejos que percorrem as ruas das cidades.
Mas há outras: a virgem, representada ironicamente por um homem, o agricultor. Aqui fala-se mais de Colónia, a cidade mais procurada nesta altura pela longa tradição de um Carnaval que é todo um tratado de sarcasmo e deboche. As figuras principais do corso são o "Dreigestirn" (três estrelas); o "Karnevalsprinz" (o príncipe do Carnaval, designado por algo como "sua loucura"), o "Bauer" (agricultor) e a "Jungfrau" (virgem). Colónia, ao longo dos séculos, foi metamorfoseando uma actividade popular como o Carnaval numa acção cultural de larga escala. É, pela longa história, a capital do "Carnaval do Reno", o rio que atravessa a Alemanha de Sul para Norte pelo Oeste.As figuras atrás descritas são as, digamos, figuras tutelares do Carnaval. Mas depois há a criatividade da ruas, ou seja, das gentes nas ruas. E a actualidade contagia as caracterizações: este ano, as caras taparam-se de máscaras para impedir o contágio pelo vírus da gripe A. É o assunto da actualidade.

Depois do "elften elften elf Uhr elf", assumido apenas como o início das festividades, há réplicas de folia noutras alturas do ano. Sobretudo a 1 e 6 de Janeiro.





Sem comentários: