quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FLOR-BEIJO (Psychotria Elata)

Classificação Cientifica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Gentianales
Família: Rubiaceae
Género: Psychotria



A natureza surpreende-nos mais uma vez e ainda com o espírito do Dia dos Namorados, hoje queremos mostrar uma espécie de planta com uma flor muito adequada para o São Valentim: parece querer beijar, mostrando uns sensuais lábios vermelhos.
Da família das Rubiaceae, a Psychotria Elata é comummente conhecida como a flor do beijo, ou  Hot Lips Plant em inglês, devido ao seu curioso aspecto que apresentam as brácteas quando estão em desenvolvimento e que, mais tarde, formarão uma coroa para proteger as suas flores: parecem um par de lábios pintados com cores muito atraentes e vistosas imediatamente antes de darem um beijo.
É uma planta que surge em estado selvagem, nas áreas selváticas da Colômbia, Equador, Costa Rica e Panamá de bastante pluviosidade, desde o nível do mar até quase dois mil metros de altitude. Só se encontra ao pé de árvores das florestas tropicais e nas margens de riachos e pequenos sulcos de água. No entanto, na Colômbia, de onde é originária, está ameaçada pelo desatamento do seu habitat.
Planta bianual e de folha larga e longa, trata-se de um arbusto ou árvore de pequeno porte que pode medir até 8 metros. A forma atraente dos lábios, que muitos pensam ser a flor, são, na realidade, o seu par de brácteas grandes de um vermelho intenso que protegerão as suas pequenas flores brancas.

A Psychotria Elata raramente é comercializada, já que se trata de uma planta nativa da Colômbia e, como mencionado acima, está actualmente ameaçada pelo desatamento do seu habitat natural. Ainda assim, é muito curioso que a natureza nos delicie com estas incríveis formas e nos permita, ainda que à distância, desfrutarmos a sua peculiar beleza.


2 comentários:

Rogerio Cassin disse...

visite nosso site : http://compranainternet.loja2.com.br/

Rogerio Cassin disse...

visite nosso site : http://compranainternet.loja2.com.br/