quarta-feira, 12 de agosto de 2009

LENDAS DE PORTUGAL - X - VILA DO BISPO

E caiu-lhe todo o cabelo
A lenda diz que isto aconteceu há muito tempo numa freguesia que já mudou três vezes de concelho. Mesmo assim, sabemos que foi num dia de sol particularmente brilhante que tudo aconteceu. Não, não vale a pena pensar se as coisas nas lendas acontecem mesmo ou são só imaginações dos povos. Mas decerto que terão algum ponto de apoio, mas isso não é para o caso. Vá, reparem nesse casal, ele chama-se Henrique e ela Isabel.
Marido e mulher conversavam. Ele dirigia-lhe madrigais, ela lamentava-se de não estar em sítio onde pudesse exibir as jóias que herdara de seus pais e os vestido de seda que comprara no Norte. Tinha saudades do tempo dos luxos e não via com bons olhos que o marido exercesse clínica num sítio tão longínquo, onde não ganhava grande coisa. Ele respondia que tinham o suficiente para viver e não precisava de mais.
Isabel contou então ao marido que uns homens andavam na pista do tesouro da Bordeira, que os mouros tinham enterrado. Estava debaixo de um penedo e que eles picavam a pedra, mas passado pouco tempo ela voltava a estar lisa. Assim acontecendo sempre. E toda a gente andava atrás desses montes de ouro.
Uma noite, foi um velho a casa do médico pedir-lhe que o acompanhasse que tinha a mulher doente. O médico foi. Passaram por um grupo de homens que ia procurar o tesouro, mas Henrique mostrou-se indiferente à sedução do dinheiro. Então o velho disse-lhe que verificava com gosto que ele era um desprendido, que dava consultas gratuitas aos pobres. E dizendo isto bateu com uma varinha de cristal num penedo e mandou o médico entrar por um corredor que dava para um palácio subterrâneo. Afinal, não havia doente, o que ele queria era premiar o médico por ele ser tão bom. E entregou-lhe umas moedas de ouro em paga do que ele trabalhara de graça. Mostrou-lhe os tesouros, mas Henrique disse que nada lhe interessava. Mas o velho deu-lhe uma varinha de cristal e disse-lhe que fosse lá quando precisasse muito, mas nada dissesse.
No regresso, Isabel perguntou-lhe se lhe haviam pago e ele disse que não. Ela zangou-se tanto que ele lhe mostrou as moedas de ouro. E acabou por lhe contar o que se passara. E ela disse que não acreditava a menos que ele lá voltasse a buscar qualquer coisa valiosa. E Henrique lá foi e encontrou o velho aborrecido, censurando-o de ter revelado o segredo à mulher. E acabou ali com a sua disposição de o ajudar. Pior do que isso, deu-lhe um castigo: perderia o cabelo todo. E à saída do penedo soprou um vento tal que ele ficou de cabeça rapada.
Ao chegar a casa, Henrique disse à mulher o que tinha acontecido pela ambição dela. Até as moedas de ouro que recebera da primeira vez estavam em cinzas.
Isabel ficou cheia de pena de ter provocado as iras do espírito dos mouros contra o marido e disse ao marido que o amava e se conformaria em partilhar com ele a vida desprendida e simples que ele escolhera. Bem, mas o cabelo é que nunca mais cresceu ao médico.

Sem comentários: