domingo, 30 de agosto de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

Calor aumenta mais em Portugal que na Europa
A subida da temperatura média em Portugal a uma razão superior à de outros países europeus justifica a participação nacional na terceira Conferência mundial Sobre o Clima, que se realiza na próxima semana, na Suíça.
O presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão, disse que "a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0,4º Celsius por década, desde a década de 70), justificando o interesse em participar na conferência.
Adérito Serrão, que presidente também ao Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo, adiantou que "cada vez mais se reconhece que há uma ligação bastante provável entre a elevação das temperaturas e a acção humana", sugerindo a necessidade de serem tomadas medidas que diminuam as emissões de gases.
A terceira Conferência Mundial sobre o Clima, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), realiza-se entre 31 de Agosto e 4 de Setembro, em Genebra, Suíça.
De acordo com o presidente do IM, esta conferência vem na sequência de outras realizadas na décadas de 70 e 90 e "ganhou agora importância e actualidade atendendo às manifestas alterações que o clima está a sofrer a nível global e que obrigam a intervenções quer dos decisores políticos, quer dos vários operadores económicos, e do cidadão em geral".
Nesta conferência, que contará com a presença de secretário-geral da Nações Unidas e de chefes de Estado e do Governo de vários países - Portugal será representado pelo presidente do IM e pelo secretário de Estado do Ambiente -, deverá ser criado um quadro global para os serviços de clima que reúna dados de observação e de investigação à escala global, apresentados por vários organizações.
Diário de Notícias -28.08.2009-

Sem comentários: