segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

2016 - ANO DO MACACO



No dia 8 de Fevereiro começa na China o Ano do Macaco.
Por altura do ano novo chinês, doces e petiscos são reis da festa. As pequenas bolas de farinha de arroz, com recheios diversificados, têm bastante procura. A fruta da época é a tangerina, cujo nome em chinês se assemelha a "boa sorte".
O pato à Pequim não é originário da cidade que lhe dá o nome. Terá sido criado em Nanjing (ou Nenquim), província de Jiangsu, mil quilómetros a sul da capital.
O "ovo dos mil anos" é um prato misterioso, preparado a partir de ovos de pata que levam três semana até à perfeição, envoltos em casca de arroz. São servidos com fatias finas de gengibre.
Quando um peixe inteiro vier para a mesa, não se deve virá-lo, antes ir retirando pedaços com os pauzinhos. Há a superstição de que virar o peixe traz má sorte ao pescador.
O chá é a bebida mais popular da China e é considerado um dos sete elementos essenciais no dia-a-dia de uma família, a par de arroz, óleo, sal, lenha, molho e vinagre. Durante séculos, foi moeda de troca e hoje a maioria dos chineses continua a não gostar bebê-lo frio.
A aguardente de arroz é bastante popular e pode ir dos 40 aos 50 graus de volume de álcool.

-evações nº 45-



Sem comentários: