quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

LÍNGUA DE OVELHA

Classificação científica:

Reino: Plantae
Super-reino: Eukaryota
Divisão: Eadicotiledônea
Classe: Asterideas
Família: Pantaginaceae
Género: Plantago
Espécie: Plantago lanceolata



A Língua de Ovelha (Plantago lanceolata) é uma espécie de planta herbácea perene natural de toda Europa, América do Norte e Ásia ocidental, onde cresce em lugares secos, taludes, margens de caminhos e terrenos baldios.
Características:
É uma planta herbácea vivaz sem talos ramificados e com talos florais que alcançam 30 - 50 cm de altura, tem um rizoma curto central do qual brotam raízes secundárias ténues de cor amarela.As folhas lanceoladas ou ovaladas, compridas e ligeiramente dentadas, estão dispostas em uma roseta basal na base do talo, têm de 3 - 7 nervuras longitudinais que se estreitam e continuam no pecíolo. A inflorescência terminal é uma espiga densa com flores muito pequenas de cor branca ou purpúrea. A espiga é curta durante a floração e logo se alonga. O fruto é um pixídio com 4 -16 sementes.
Propriedades medicinais:
É utilizada em  xarope ou extracto fluido para tratar o catarro, a bronquite e a asma. Também se prepara um colírio para conjuntivite e inflamação das pálpebras. Também lhe são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, pelas quais é utilizada em queimaduras e picadas de insectos. 
Nomes populares:
A Língua de Ovelha também é conhecida popularmente como acatá, calracho, carrajó, corrió, erva-de-ovelha, língua-de-vaca, orelha-de-cabra, tanchagem-ordinária e tantage.

Sem comentários: