Há, no entanto, uma historia de tradição oral, pois parece não haver nada escrito, ter acontecido em Lagos aparecer um homem (digamos um burlão) levando montada nesse dia num macho (macho era o nome dado ao cruzamento dum cavalo com uma mula) a boneca Maia e, conforme ia andando ao longo da rua dizia para as pessoas: "Vejam como a Maia está bonita, mas mais bonita ficaria se fosse enfeitada com cordões que luzissem".
As pessoas na sua boa fé foram buscar os seus cordões de ouro para enfeitar a boneca e o burlão continuava dizendo: "Vejam como luz, quanto mais longe mais luz" e assim continuou pela rua fora incitando as pessoas a enfeitar a boneca, repetindo: "Vejam como luz, quanto mais longe mais luz".
Assim continuou até à saída de Lagos e nessa altura, saltou para cima do macho e debandou rapidamente desaparecendo da vista.
Esta história, oralmente transmitida nas famílias, deu origem a não ser antigamente muito conveniente empregar o termo "Quanto mais longe mais luz" em Lagos, pois as pessoas levavam a mal.
Helena
Quem estiver interassado em saber mais sobre a tradição das "Maias" pode ver nas seguintes páginas:
http://adefesadefaro.blogspot.com/2008/04/os-maios-no-algarve.html
Sem comentários:
Enviar um comentário