sábado, 9 de maio de 2009

MARGARIDA


Margarida é o nome popular a uma grande variedade de plantas ( e flor respectiva, ou melhor, a sua inflorescência). Na verdade, não existe grande concordância entre os autores quanto à utilização deste nome, que apresenta muitas variantes. Há mesmo aqueles que designam de "margarida" qualquer planta da família das Compostas. Além do mais, esta designação é por vezes apresentada como sinónimo de bem-me-quer, malmequer, bonina, etc., que, por sua vez, são também nomes utilizados para espécies diversas que nem sempre coincidem.


Esta flor tem sua origem em zonas do Hemisfério Norte. A margarida ou "Chrysanthemun leucanthemum" é uma planta herbácea da família das Compostas.
As pétalas das margaridas têm uma forma alargada e delgada. Estas pétalas rodeiam o botão central dourado ou amarelo. As folhas das margaridas têm uma forma oval. Os seus caules são compridos e delgados, alcançando em alguns casos um metro de altura.
Acerca das diversas classes de margaridas, há uma grande variedade de Chrysanthemun". Contudo entre elas, o aspecto muda imenso. Entre as margaridas cultivam-se tamanhos diferentes de flor, mas todas pertencem à categoria dos "Chrysanthemun leaucanthemum" com excepção da margarida-menor, originária da Eurásia, a que se chama "Bellis perennis".

Sem comentários: