quinta-feira, 28 de maio de 2009

POEMA PARA OS AMIGOS

Não posso dar-te soluções
Para todos os problemas da vida,
Nem tenho resposta
Para as tuas dúvidas e temores,
Mas posso escutar-te
E compartilhar contigo.

Não posso mudar o teu passado
Nem o teu futuro
Contudo quando necessitares
Estarei junto a ti.

Não posso evitar que tropeces
Somente posso oferecer-te a minha mão
Para que te agarres e não caias.

As tuas alegrias
Os teus triunfos e os teus êxitos
Não são meus
Contudo desfruto sinceramente
Quando te vejo feliz.

Não julgo as decisões que tomas na vida
Limito-me a apoiar-te e estimular-te
E a ajudar-te sem que mo peças.

Não posso traçar-te limites
Dentro dos quais deves actuar
Contudo se te ofereço esse espaço
Necessário para crescer.

Não posso evitar o teu sofrimento
Quando alguma pena te parta o coração
Mas posso chorar contigo
E recolher os pedaços
Para os juntar de novo.

Não posso dizer-te quem és
Nem quem deverias ser
Somente posso amar-te como és
E ser teu amigo.

Nestes dias pensei nos meus amigos e amigas
Não estavas em cima, nem em baixo, nem no meio,
Não encabeçavas nem concluías a lista
Não eras o número um nem o número final.

Dormir feliz, emanar vibrações de amor,
Saber que estamos aqui de passagem
Melhorar as relações
Aproveitar as oportunidades
Escutar o coração, acreditar na vida.

E tão pouco tenho a pretensão de ser
O primeiro
O segundo
Ou o terceiro
Da tua lista.

Basta que me queiras como amigo
Obrigada pelo teu carinho.

Jorge Luís Borges

Sem comentários: